O método Pilates

O que é Pilates?

É um método de exercício e movimento físico projetado para alongar, fortalecer e equilibrar o corpo. Com a prática sistemática de exercícios específicos, juntamente com padrões respiratórios, o Pilates provou ser inestimável não apenas como um esforço de condicionamento físico, mas também como um complemento importante ao treinamento esportivo profissional e a reabilitação física de todos os tipos.

Você sabia?
O Pilates nem sempre teve o nome de seu criador, Joseph H. Pilates. O nome original do método era Contrologia, pois a ideia era que as pessoas ganhassem um maior controle sobre o corpo, a mente e os músculos.

Alemão, Joseph Pilates era filho de um ginasta grego com uma naturopata que acreditava na autocura.

 

Quando criança, era muito doente e sofria de raquitismo, asma e febre reumática. Prevendo seu futuro numa cadeira de rodas, começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental como autodidata. Com isso desenvolveu exercícios em aparelhos rústicos inventados por ele, criando seu próprio método com o objetivo de superar suas limitações físicas. Com essa prática, ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

 

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque com sua esposa Clara e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos americanos. Ele morreu no ano de 1967 e sua esposa assumiu a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido.

“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.” – Joseph H. Pilates

Clara Pilates

Enquanto Joseph Pilates era a força declarada por trás de seu método, sua esposa Clara incorporou silenciosamente seus conceitos e exercícios de maneira a beneficiar clientes gravemente doentes ou feridos. Seu estilo acessível e técnicas especiais geraram uma linhagem dedicada de professores.

Abrir chat
Powered by